Horário de atendimento: Seg a sex - 8:30h às 19h | Sáb - 8h às 14h

Motor apagando com o carro em movimento? Saiba as possíveis causas

Alguns detalhes que podem levar ao desligamento do motor em pleno movimento e conhecer o que leva a isto fará toda a diferença; saiba mais com a Cabral Multimarcas!

 

Ter um carro próprio pode trazer muitas vantagens, como maior facilidade de locomoção e conforto ao transitar pela cidade, não é mesmo? Porém, é válido lembrar que o carro exige muitos cuidados ao longo do tempo de uso. Seja manutenção preventiva, corretiva, reparo de peças danificadas ou até mesmo restauração. 

 

É natural também que, eventualmente, o carro venha a apresentar algum tipo de particularidade. O motor apagando com o carro em movimento é uma delas. Pensando nisso, nós, da Cabral Multimarcas, apresentamos o artigo abaixo. Nele, ajudaremos com que você saiba as possíveis causas desse contratempo. Acompanhe conosco e boa leitura!

 

Os carros são construídos combinando diferentes sistemas. Além de toda a sua estrutura, é possível encontrar diversos detalhes muito importantes para o seu funcionamento. O motor é um deles. O motor do carro é responsável por produzir força e potência para movimentá-lo. No entanto, como qualquer outro componente contido no veículo, pode vir a falhar com o passar do tempo.

 

Afinal, o que acontece quando o motor apaga? Primeiro, é importante reconhecer que desligar o carro pode ser mais perigoso do que você imagina. Quando o motor desliga, afeta as seguintes partes: 

 

  • Freio: O pedal do freio fica muito mais firme e a frenagem do veículo aumenta; 
  • Direção Elétrica/Hidráulica: A direção hidráulica para de funcionar, tornando o carro muito mais difícil de dirigir; 
  • Volante: Dependendo do modelo do veículo, pode ocorrer o travamento do volante, impedindo que o utilize. 

 

Como existem muitos riscos, é importante que você esteja sempre ciente desse problema. 

 

Quando o motor apaga em movimento, vários fatores diferentes podem estar contribuindo para isso. Um deles é o alternador do veículo. Especialmente porque esta parte desempenha um papel muito importante no funcionamento do motor. 

 

O alternador tem a responsabilidade de converter energia mecânica em energia elétrica, carregando a bateria que alimenta todos os componentes que consomem energia. O que significa que é dependente do motor e funciona assim que o carro é ligado.

 

Portanto, se algo der errado nessa parte mecânica, o resultado pode ser uma bateria descarregada. Como resultado, disfunções motoras podem ocorrer mesmo durante o movimento. 

 

Como o nome sugere, a bomba de combustível manda o fluido para o motor do carro. Deste modo, é muito importante e deve estar em perfeito estado para que o veículo funcione normalmente. 

 

Se a bomba de combustível estiver com defeito, causará baixa pressão de combustível, dificuldade na partida e na direção, oscilação nas curvas até finalmente parar completamente. 

 

Por sua vez, a ignição eletrônica é usada para ligar o carro. Isso acontece quando o motorista gira a chave ou pressiona o botão “Iniciar”. Assim, a bobina de ignição converte a tensão da bateria necessária para a ignição. Depois disso, é transferido para as velas, onde são formadas faíscas, que param de queimar e geram o funcionamento do motor.

 

No entanto, a principal causa desse problema na parte automotiva pode ser a bobina. Nesse caso, um interruptor da peça pode estar gasto, causando uma queda de energia. Devido à essa ausência de energia, o motor desliga durante a condução. 

 

É muito importante esclarecer o que fazer se o motor do carro apagar em movimento. De fato, é um risco! Se você perceber que o motor do carro está apagando em movimento, deve acender o pisca-alerta para informar estar com algum problema aos veículos que vêm logo atrás. 

 

Em segundo lugar, você deve procurar estacionar o carro no acostamento ou em algum local seguro. Depois disso, você pode ligar para a seguradora do seu carro para que um guincho leve o carro a um mecânico, em segurança. 

 

É válido reforçar a importância de fazer a manutenção preventiva do seu carro. Afinal, ela pode evitar diversos problemas e conferir uma direção muito mais tranquila.

 

De posse das possíveis causas que levam a fazer com que o motor do carro esteja apagando em movimento, você estará preparado para trafegar com muito mais tranquilidade e segurança. Tenha sempre uma boa viagem! 

 

Gostou deste conteúdo?

Então aproveite para baixar o nosso ebook “Checklist da Manutenção Preventiva” (link para landing page).

 

Equipe Cabral Multimarcas

Postagens Recentes

Outras Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *