Horário de atendimento: Seg a sex - 8:30h às 19h | Sáb - 8h às 14h

Carro limpo: saiba como lavar como um profissional

Lavar o seu carro é mais que cuidado com o próprio veículo, exerce influência na saúde e até no valor de revenda; saiba mais com a Cabral Multimarcas!

 

Higienizar o seu carro é fundamental por algumas razões. Primeiro, o acúmulo de resíduos e sujeira no carro pode ser prejudicial à saúde. Outro motivo é que, com o tempo, os detritos penetram mais profundamente nos materiais, o que leva ao aparecimento de manchas na carroceria ou mau cheiro na cabine. Para manter o carro limpo, é válido que você saiba como lavar como um profissional

 

A falta de limpeza do seu carro pode, inclusive, ter como resultado uma diminuição no valor do veículo, afetando assim a sua revenda. Pensando nisso, nós, da Cabral Multimarcas, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

 

A lavagem do carro deve ser feita, de preferência, uma vez por semana ou pelo menos a cada duas. Quanto mais tempo entre as lavagens, mais sujeira se acumula. Portanto, mais difícil torna-se a limpeza. 

 

Esse processo requer muitos cuidados, como escolher o material certo na hora de lavar o carro. Existem produtos especiais que preservam a pintura e evitam danos, como os arranhões indesejados. 

 

Além disso, não podemos deixar de citar a economia que representa lavar o carro em casa. Os gastos com lavagem semanal podem não ser tão acessíveis e, hoje em dia, qualquer poupança  já é uma grande vantagem, não é mesmo?

 

Uma coisa que todo proprietário de carro deve se lembrar ao lavar o veículo é a superfície  suja. Por isso, é importante escolher os produtos e métodos certos para remover essa sujeira, com delicadeza, sem danificar a pintura do automóvel.

 

Confira abaixo, os produtos a serem usados ​​na lavagem do carro:

 

LUVA DE LAVAGEM – É importante que seja de lã ou microfibra. Você descobrirá que esses dois tipos recomendados evitarão que as partículas de sujeira entrem na pintura do veículo. No entanto, é importante que a luva seja usada usando o método de fricção de colher dupla.

 

SHAMPOO – Use um shampoo automotivo de boa qualidade. Deve ser bom o suficiente para remover e dissolver a sujeira, mas não tão agressivo que remova ou enfraqueça as camadas protetoras, como cera ou selante.

 

ASPIRADOR DE PÓ – Muito útil para a limpeza do interior do veículo.

 

PANOS –  De algodão e fácil secagem.

 

LIMPADORES DE VIDROS – Em quantidade suficiente para limpar todos os vidros do carro.

 

SABÃO NEUTRO – Nunca use detergentes.

 

CERA – Para preservar a superfície pintada. 

 

TOME NOTA: Nunca use produtos que contenham amônia para limpar o interior do vidro com filme. Isso pode descolorir e danificá-los. Ao lavar o carro, escolha sempre um produto neutro.

 

LAVAGEM DA ÁREA EXTERNA:

 

Escolha o local de limpeza com cuidado. É importante ter sombra, pois no calor o carro seca rápido e  pode causar manchas na carroceria. Uma garagem é ideal. Não se esqueça de fechar as janelas e puxar as asas do pára-brisa para a frente. Retire os tapetes e comece a lavá-los com escova, água e sabão, pois  o restante é seco. 

 

Separe os materiais para não ter que procurar o que está faltando. Dois baldes, shampoo, escovas de rodas e pneus, esponjas e panos secos. Evite materiais sintéticos porque podem danificar a pintura. 

 

Despeje a água com uma mangueira sem pressão excessiva para não danificar a superfície pintada. Em seguida, esfregue com uma mistura de água e shampoo. Lave o carro peça por peça, sempre começando de cima para baixo. Se estiver finalizando um capô ou uma porta, por exemplo, lave a espuma e lembre-se de manter a lataria molhada. 

 

A sujeira mais pesada fica sempre embaixo da carroceria e nas rodas. Limpe os aros e também os pneus com uma escova. Use a mangueira para limpar o assoalho do carro em diversos ângulos, como o rodado de um volante. 

 

Seque a lataria com um pano limpo. O aspirador de pó é ideal para limpar espaços internos. Não se esqueça dos cantos e verifique se os tapetes estão completamente secos antes de colocá-los de volta.

 

LAVAGEM DA ÁREA INTERNA:

 

Quando você lava um carro, o interior também precisa de cuidados. A escova pode ser utilizada para limpar diversos fechos e veículos que contenham botões. Ela auxilia na remoção de poeira e resíduos acumulados em emendas, cantos, relevos e grades de aparelhos de ar-condicionado. Você também pode usar um aspirador de pó para auxiliar no processo.

 

Para limpar o teto, primeiro remova a poeira acumulada com uma escova macia e um pano seco. Em seguida, faça uma mistura de água com shampoo neutro e desinfetante e coloque em um borrifador. Depois, aplique a substância no teto e vire cuidadosamente o tecido em toda a superfície. 

 

Os assentos de veículos e outros revestimentos de tecido, como portas, devem ser limpos com um limpador de carpete de uso geral. Alguns destes produtos também são adequados para móveis como sofás. Há específicos para esse fim. São chamados de APC

 

A substância deve ser aplicada com um pano e evitar fricção, que pode danificar as superfícies. Deixe o APC agir no estofamento por alguns minutos e depois limpe o excesso com outro pano. A ação também pode variar, assim como o tempo para a ação. Essas informações estão explicadas no frasco do produto. 

 

E se os bancos do carro forem de couro? O material não acumula sujeira, poeira ou ácaros, por isso também é adequado para quem tem alergias. Limpe esse tipo de estofamento do seu carro com um pano úmido com um pouco de sabão de coco e depois enxugue o excesso com um pano seco. 

 

Em geral, espera-se que os assentos de couro tenham uma vida útil de cinco anos. Porém esse tempo varia de acordo com as condições de uso do material. Se, por exemplo, o carro ficar exposto ao sol ou muitos passageiros entrarem e saírem durante o dia, sua durabilidade diminui. 

 

Para painéis e superfícies plásticas, recomenda-se o uso de alguns produtos para evitar o ressecamento do material. Evite usar substâncias que contenham óleo, como silicones. Afinal, também ressecam os painéis e danificam o plástico. 

 

Não há segredos com relação aos vidros automotivos. Use limpadores específicos, como os usados ​​em janelas de casa. O mais importante é não esquecer dos vidros e do para-brisa, pois eles devem manter a visibilidade do motorista. 

 

Por fim, a desinfecção completa do carro também deve incluir o ar-condicionado. Detritos e ácaros se acumulam no sistema de refrigeração, o que pode afetar a saúde respiratória. O primeiro passo é trocar o filtro de cabine com frequência, pelo menos uma vez por ano. Ele limpa o ar que passa pelo sistema de circulação e os detritos se acumulam ali.

 

Gostou deste conteúdo?

Então aproveite para ler o nosso artigo “Motor apagando com o carro em movimento? Saiba as possíveis causas” aqui, no blog!

 

Equipe Cabral Multimarcas

 

Postagens Recentes

Outras Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *