Horário de atendimento: Seg a sex - 8:30h às 19h | Sáb - 8h às 14h

Tabela FIPE de carros: como utilizar na venda de usado

A Tabela FIPE é uma excelente ferramenta na negociação de usados e confere propriedade na formulação do valor do auto; saiba mais com a Cabral Multimarcas!

 

Você conhece a Tabela FIPE de carros e sabe como utilizar na venda de usado? Fundada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é a principal referência no mercado de carros usados ​​e seminovos, além de servir de base para contratos e seguros. 

 

No entanto, a forma como se desenvolveu e as possíveis divergências com o mercado ainda suscitam dúvidas em alguns.

 

Pensando nisso, nós, da Cabral Multimarcas, apresentamos o artigo abaixo. Com ele, você saberá como a Tabela FIPE auxilia no processo de venda de carro usado. Acompanhe conosco e boa leitura!

 

A Tabela FIPE foi criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. A agência presta serviços às empresas estatais e  privadas, e  um de seus principais produtos é o preço médio de veículos, também conhecido como Tabela FIPE 2023

 

O índice é baseado na coleta de preços nacionais de usados, seminovos e carros, motos e caminhões novos. Com os valores em mãos, os pesquisadores rejeitam preços muito altos, baixos ou estatisticamente diferentes. Os números restantes são usados ​​para calcular a média e este é  o valor que aparece na tabela FIPE carros para aquele veículo. 

 

A tabela é atualizada todos os meses e cada pesquisa pode ser refinada pela versão do carro, motor e ano do modelo correspondente. As motocicletas pertencem à tabela FIPE de motocicletas. 

 

Hoje, o índice é a referência mais importante para comerciantes, comerciantes e vendedores. É também a base de  cálculo de seguros e impostos (por exemplo, IPVA). Mas ninguém precisa segui-lo literalmente. 

 

A FIPE explica que o índice referencial e pode receber fatores de correção para cima ou para baixo dependendo das condições do veículo e outras diferenças especiais, como sua localização.

 

Portanto, é comum encontrar anúncios com valores distantes dos informados pela FIPE para este modelo. O proprietário também tem o direito de cobrar o que considera um valor  justo pelo carro, se, por exemplo, puder pagar um preço muito alto por um veículo raro ou com pouca circulação.

 

Segundo a FIPE, a linha de veículos 2022 totalmente novos aumentou cerca de 30% em relação aos números de 2020. Tal deveu-se sobretudo à suspensão da produção de veículos devido à escassez de componentes e restrições devido à pandemia de COVID-19. 

 

Tudo isso inflacionou os preços de 2022 em relação ao preço de 2021, então o IPVA de 2023 chega consideravelmente maior que o IPVA de 2022.

 

Mas afinal, como verificar o valor do usado? Para realizar essa verificação, basta acessar o site oficial da Tabela FIPE e inserir os dados do seu veículo, como marca, modelo, versão e ano de fabricação. A plataforma retorna o valor atualizado dos autos de sua escolha.

 

Embora a Tabela FIPE não seja a principal forma de determinar o preço de um usado na hora da venda ou compra, é uma excelente referência para calcular impostos e seguros. Então, busca-se o preço de mercado do veículo, que é influenciado por diversos fatores, especialmente pela demanda.

 

Gostou deste conteúdo?

Então, aproveite para baixar o nosso e-book “Como avaliar o custo-benefício de um automóvel?” e saiba mais sobre o mercado automobilístico!

 

Equipe Cabral Multimarcas

 

Postagens Recentes

Outras Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *