Horário de atendimento: Seg a sex - 8:30h às 19h | Sáb - 8h às 14h

Saiba o que significam as luzes do painel automotivo

As luzes do painel automotivo possuem ligação direta com o proprietário do veículo e sua segurança; saiba mais com a Cabral Multimarcas!

 

Assim como os sons, as luzes do painel automotivo são o meio de comunicação mais importante entre o veículo e a pessoa que o guia. Assim sendo, nada mais natural que você saiba o que significam, não é mesmo?

 

Ao advertir ou simplesmente realizando uma função de informação, as luzes devem ser familiares ao motorista e fáceis de interpretar. Afinal, qualquer mau funcionamento ou alarme negligenciado pode prejudicar não apenas o veículo, mas também o bolso e a segurança na estrada. Acompanhe conosco, da Cabral Multimarcas, o que as luzes do painel automotivo significam. Boa leitura!

 

As luzes do painel automotivo estão localizadas na frente do carro e acendem imediatamente após a partida do motor. As cores variam de acordo com cada função, estabelecendo níveis de prioridade dentro de um código de sinalização praticamente universal. Vamos ao significado de cada uma delas?

 

  • Luzes vermelhas e laranjas: Indicam que algo não está funcionando bem. Se alguma luz vermelha acender, é recomendável ligar imediatamente para a seguradora ou mecânico para obter ajuda. 

 

  • Luzes amarelas: Indicam um aviso. Ainda assim, é recomendável encontrar um mecânico próximo de sua localização para obter mais tranquilidade em continuar o trajeto. 

 

  • Luzes azuis e verdes: São apenas luzes informativas e direcionais.

 

LUZES DO PAINEL AUTOMOTIVO

 

A bateria do carro é como o coração do sistema elétrico. Portanto, uma luz vermelha com o símbolo da bateria indica problemas ali. Vale saber que a falha não precisa ser, necessariamente, na bateria Ela pode ser causada pela falha de componentes como carregador, fios e até sensores. De qualquer forma,  o automóvel deve ser levado a uma oficina, pois o carro pode não pegar na próxima viagem, dependendo da vida útil da bateria. 

 

Se você nunca tentou sair de um carro e não conseguiu acionar o freio de mão, atire a primeira pedra. A luz do freio de estacionamento pode ser representada de várias formas: seja como um círculo vermelho com um ponto de exclamação ou “P” dentro, ou ainda com a palavra “Freio”. Isso indica que o freio está acionado e, portanto, o motorista não deve tentar ligar o carro  antes de desengatá-lo. 

 

Quanto ao indicador de temperatura do motor, atenção! Porque esta luz nunca deve ser ignorada! O indicador de temperatura informa a condição do líquido de arrefecimento do motor e também informa a falta de água, ou mesmo falha no sistema de ventilação. Se a luz acender, pare o carro imediatamente e procure ajuda. Muito provavelmente, o motor do carro superaquece ou está muito próximo disso.  

 

O pisca-alerta é outra luz de advertência que pode não estar no painel do carro. Este indicador pode vir do botão  liga/desliga do dispositivo em alguns carros. Lembre-se que o pisca-alerta só deve estar aceso com o veículo parado se houver algum problema no seu automóvel. 

 

Já viu aquela lamparina do Aladim no painel do seu carro e não sabe o que é? Bem, é apenas a luz do óleo. Este é outro símbolo que requer atenção o mais rápido possível para evitar quebras do veículo. Isso indica um mau funcionamento no sistema de lubrificação do motor, como óleo baixo e requer atenção imediata. Essa é uma das luzes mais cautelosas do painel. Afinal, se o motor estiver funcionando sem lubrificação, pode acabar fundindo. 

 

A luz indicadora de airbag, se parece com um bonequinho num pequeno balão, indica se este dispositivo de segurança está funcionando ou não. Isso significa que, se o veículo estiver envolvido em uma colisão e esta luz estiver acesa, o airbag não será acionado. Para  sua própria segurança e dos demais passageiros, é importante que você entre imediatamente em contato com uma oficina especializada ou mesmo com uma concessionária, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Afinal, o airbag é responsável por salvar muitas vidas no trânsito, não é mesmo?

 

A luz de injeção eletrônica de combustível acende, naturalmente, quando o carro é ligado ou conduzido, mas deve  apagar  em breve. Se a luz da injeção eletrônica acender com uma frequência anormal, pode indicar problemas no injetor ou no catalisador, o que aumenta o consumo de combustível e pode causar mau funcionamento na próxima partida. 

 

Necessária ao funcionamento do motor, as velas do carro possuem um canal direto para falar com o motorista: uma luz com  símbolo de mola no painel. A luz do pré-aquecimento de velas indica o aquecimento do combustível durante a partida dos carros bicombustíveis. Porém, esta luz também alerta para problemas graves que requerem atenção, como  desgaste de velas, corrosão de eletrodos e problemas de isolamento. Portanto, certifique-se de procurar ajuda profissional se essas luzes do painel operarem em uma frequência incomum. 

 

Já a luz de controle de tração ou ESC acende quando o sistema está ativo no veículo. A tarefa deste controlador é corrigir a trajetória do veículo e assumir o controle de itens como o acelerador e o freio para colocar o veículo de volta à rota. Se a luz permanecer acesa mesmo sem utilizar o sistema ESC, preste atenção e dirija-se a uma oficina para verificar o que há de errado com o carro. 

 

E quanto à luz de baixa pressão dos pneus? Os veículos equipados com o monitoramento da pressão dos pneus contam com uma luz em forma de ferradura com um ponto de exclamação no interior. Se essa luz acender, verifique se o pneu está murcho e calibre-o. Se tudo estiver bem e a luz permanecer acesa, provavelmente os sensores estão com defeito. 

 

A luz de desembaçador de para-brisa, representada por um quadrado ou uma pequena janela com setas, nem sempre está no painel do carro. Pode estar localizada no botão de acionamento do dispositivo. Este mecanismo é uma ferramenta útil, pois facilita muito a vida do motorista em condições climáticas severas. 

 

Por sua vez, geralmente indicada por um círculo com as letras ABS, a luz de freio no painel indica que o sistema não está em seu devido funcionamento. Isso não significa que o carro perdeu os freios, mas a frenagem é mais lenta do que o normal. Então, procure observar quando a luz acender e leve o carro para a até uma oficina. 

 

A luz de “direção” no painel do carro, ou EPS para abreviar, na verdade significa direção eletrônica e indica um mau funcionamento dessa peça. Por exemplo, o volante está mal ajustado ou a caixa de direção está danificada. Vale ressaltar que esta luz, geralmente, acende após a partida e apaga logo em seguida. Se o símbolo permanecer aceso, aparecerá um aviso. Então, neste caso, é necessário entrar em contato com especialistas, pois pode prejudicar o uso do veículo.

 

A luz da transmissão automática é indicada uma espécie de engrenagem laranja com um ponto de exclamação e existe com a finalidade de indicar mau funcionamento ou nível baixo do óleo da transmissão. Evite dirigir o veículo enquanto esta luz estiver acesa, pois isso pode custar um guincho, além dos devidos reparos. 

 

Nem todos os veículos possuem a luz da pastilha de freio no painel. Além disso,  dependendo do modelo do carro, também pode ser amarelo. O círculo amarelo indica o desgaste das pastilhas de freio do carro. Por isso, é muito importante levar o veículo a uma oficina o mais rápido possível. 

 

Trazendo a representação de um carro com uma chave ou cadeado dentro, a luz do imobilizador pode variar de cor de acordo com o modelo de carro. Isso indica um erro de comunicação entre a chave e o receptor. Ou seja, a injeção eletrônica e a antena que é instalada no miolo da chave, não estão funcionando em conjunto. Portanto, pode haver dificuldade em ligar o veículo. Além de tentar ligar o carro com a chave correta, o ideal é chamar um chaveiro ou eletricista para resolver o problema. 

 

Luzes azuis ou verdes indicam o acionamento de algumas peças do automóvel e permanecem acesas durante o uso. Os faróis e as luzes de estacionamento, necessários à noite, são exemplos deste tipo. Em carros com transmissão automática, o pé marcado dentro do círculo verde informa ao motorista que o pedal do freio deve ser pressionado durante a condução.

 

Como você observou, é de suma importância prestar toda a atenção nas luzes do painel automotivo. Elas podem conferir toda a tranquilidade pelas vias por onde você venha a transitar. Afinal, a segurança deve sempre estar em primeiro lugar!

 

Gostou deste conteúdo?

Então, aproveite seguir as nossas redes sociais para não perder nenhuma dica do setor automotivo!

Equipe Cabral Multimarcas

Postagens Recentes

Outras Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *