Horário de atendimento: Seg a sex - 8:30h às 19h | Sáb - 8h às 14h

O que é direção defensiva e como praticá-la?

Ela é mais do que uma proteção a si mesmo e pode assegurar a tranquilidade de todas as partes envolvidas no tráfego; saiba mais sobre direção defensiva com a Cabral Multimarcas!

 

Ano após ano, milhares de pessoas obtêm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para que os novos motoristas recebam o documento, eles devem fazer um curso preparatório que inclui aulas teóricas e práticas. Dentre os tipos de direção, está a direção defensiva. Agora você pode estar se perguntando o que é direção defensiva, não é mesmo? Afinal, como praticá-la

 

Direção defensiva significa que o motorista está preparado e alerta para evitar acidentes. O conceito de direção defensiva também é conhecido como direção preventiva, ou seja, com base nessa classificação, entende-se que a pessoa ao volante toma decisões que evitam o problema. Buscando mostrar mais sobre ela, nós, da Cabral Multimarcas, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

 

As colisões traseiras são um dos acidentes de trânsito mais comuns porque a maioria dos motoristas não segue a distância recomendada para o veículo da frente. Os condutores não consideram a distância e quando ocorre um incidente inesperado e o veículo da frente tem de travar, inevitavelmente ocorre uma colisão. 

 

Portanto, esse fator não pode ser ignorado. O motorista deve se lembrar que se o carro da frente precisar frear, também deverá dar espaço suficiente para evitar uma colisão. 

 

Os equipamentos de segurança são essenciais para uma direção defensiva. Portanto, crie o hábito – aperte o cinto de segurança assim que entrar no carro e certifique-se de que todos os passageiros façam o mesmo. As estatísticas mostram que essa medida simples ajuda a evitar danos graves em acidentes de carro.

 

A direção defensiva nada mais é do que poder reconhecer situações perigosas e prever o que pode acontecer consigo, com os seus acompanhantes, com o seu veículo e com outros usuários da estrada. Por exemplo, motoristas profissionais devem cuidar de sua saúde, estilo de dirigir, multas, danos ao veículo, acidentes e outros fatores que impedem o trabalho. 

 

A direção defensiva consiste no monitoramento constante das ações do motorista e deve estar relacionada à direção segura, por isso são tomadas precauções para proteger vidas e prevenir acidentes. Aqueles que não trabalham como motoristas profissionais, mas dirigem com frequência, enfrentam os mesmos riscos todos os dias.

 

De  forma geral, para  prevenir esses riscos e dirigir de forma defensiva todos os dias, podemos apontar pontos importantes que ajudam a evitar acidentes. 

 

  • O comportamento correto na condução dos condutores é fundamental para a segurança – deve centrar-se no trânsito, evitar  condução agressiva, nunca utilizar telemóvel, consumir álcool, drogas ou sonolência. 

 

  • É importante conhecer o funcionamento dos veículos e realizar manutenções periódicas (preventivas e corretivas) para garantir que todos os componentes estejam funcionando e em condições de uso. 

 

  • Os condutores devem conhecer as regras de trânsito e todas as suas consequências. Portanto, sempre obedeça aos limites de velocidade e outros sinais. 

 

  • Por mais experiente que seja um motorista, ele ainda não passou por todas as situações de risco. Assim, a implementação de treinamentos  com  simuladores de direção, teoria integrada e prática simulada, treina e amplia a capacidade de retenção de conteúdo dos colaboradores. Cursos práticos de simulador de direção aumentam em 90% a retenção do conteúdo, uma das melhores formas de obter melhores resultados na formação de motoristas. 

 

  • As condições da pista devem ser sempre monitoradas para que  buracos, elevações ou mudanças de superfície não interfiram no uso. Também devem ser consideradas as condições climáticas, como  chuva, neblina, vento ou fumaça  de incêndio, que podem alterar a visibilidade  ou  a aderência do motorista na estrada – criando sérios riscos para o motorista.

 

Adicionamos algumas técnicas de direção defensiva com base nas decisões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). É importante lembrar que não é necessário conhecimento técnico para evitar manobras perigosas ou seguir a sinalização em vias públicas. Do ponto de vista da segurança no trânsito, é importante que todo motorista tenha cuidado com os demais motoristas, passageiros e pedestres. 

 

1. A maioria dos sistemas e componentes do veículo se desgasta com o tempo. Para não prejudicar o desempenho do carro, siga a durabilidade das peças especificadas pelo fabricante e faça os reparos necessários. 

 

2. Verifique sempre o painel do carro. O nível de combustível está bom? E o óleo? Reserve algum tempo para verificar os faróis e as lanternas traseiras. 

 

3. Para evitar desgastes e situações de perigo, a direção defensiva determina que o motorista dirija com os braços levemente flexionados, o apoio de cabeça na altura correta, o encosto do banco e as mãos na posição 9:15. Ainda é recomendado o uso de sapatos amarrados e cinto de segurança em todas as situações. 

 

4. Se você sabe o que está acontecendo ao seu redor, pode prever situações perigosas e encontrar maneiras de sair delas. Portanto, olhe no espelho retrovisor com frequência. 

 

5. A direção defensiva é um pré-requisito para a condução. Isso ocorre porque cada fração de minuto é importante para um motorista. Por exemplo, a uma velocidade de 80 quilômetros por hora, um veículo percorre 22 metros em um segundo. 

 

6. Os condutores são obrigados a circular a uma velocidade adequada às condições da estrada, tendo em conta o trânsito, as condições meteorológicas, os obstáculos e o congestionamento do trânsito. Desacelere antes de virar. Procure passar por ele, movimentando o mínimo possível o volante para evitar movimentos bruscos e vibrações na direção. Se notar uma inclinação, teste os freios e mantenha a marcha engatada. Respeite os sinais de passagem. 

 

7. O estreitamento da estrada aumenta o risco de acidentes. Portanto, a direção defensiva reconhece que o motorista deve diminuir a velocidade toda vez que vê um sinal de estreitamento. 

 

8. Ondas, buracos, depressões, declives ou mudanças na superfície da estrada podem sacudir o veículo e causar perda de controle. Se você perceber esses eventos com antecedência, reduza a velocidade com os freios. 

 

9. As condições climáticas afetam a segurança nas estradas, por isso também estão na pauta do manual de direção defensiva do Senatran. De acordo com o documento, você deve ficar atento aos acidentes relacionados ao tempo. Por exemplo, em caso de chuva, ligue os médios dos faróis, aumente a distância ao veículo que o segue, reduza a velocidade e evite frenagens. Para evitar aquaplanagem, mantenha o pneu em boas condições, diminua a velocidade e evite poças e espelhos d’água. Antes de seguir viagem, pesquise a neblina, a luz e o vento na localidade.

 

Como você pôde notar, a direção defensiva é importante não apenas para evitar problemas com o seu veículo, mas também visa assegurar a tranquilidade de todas as partes envolvidas no trânsito.

Gostou deste conteúdo?

Então, aproveite para compartilhar essas dicas de direção defensiva em suas redes sociais!

 

Equipe Cabral Multimarcas

 

Postagens Recentes

Outras Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *