Horário de atendimento: Seg a sex - 8:30h às 19h | Sáb - 8h às 14h

20 curiosidades sobre carros que você precisa conhecer

Ele possui um dia só dele e carrega peculiaridades que sequer podíamos imaginar; saiba mais com a Cabral Multimarcas!

 

Que os carros exercem um enorme fascínio na maior parte das pessoas não é novidade, não é mesmo? E isso independe da idade, classe social ou estilo de vida. Você faz parte desse grupo? Então, há curiosidades sobre carros que você precisa conhecer!

 

E não poderia ser de outra forma, pois estamos falando de uma invenção que pode conter cerca de três mil peças (em modelos mais avançados, esse número varia entre 30.000 e 70.000 componentes diferentes). Peças, sistemas e engenhosidade que nos fazem andar com toda a segurança. Pensando nisso, nós, da Cabral Multimarcas, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

 

O DIA DO AUTOMÓVEL

 

Primeiramente, saiba que os carros contam com um dia especialmente deles. A data é o dia 13 de maio e foi incluída no calendário do então presidente Getúlio Vargas, em 1934, pelo decreto no 24.224, de 11 de maio de 1934. “Fica considerada a data de 13 de maio como “Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem”, em comemoração à abertura da Primeira rodovia entre a Capital da República e a cidade de Petrópolis, construída por iniciativa do Automóvel Club do Brasil, sob o patrocínio dos poderes públicos; revogadas as disposições em contrário”.

 

PRIMEIRO CARRO EM SOLO BRASILEIRO

 

O primeiro carro a circular em solo brasileiro foi um Peugeot, que chegou ao país vindo da Europa em 1891 a pedido de seu famoso proprietário, Alberto Santos Dumont, mais conhecido como o pai da aviação. Era um Typ 3 que parecia mais uma carruagem motorizada do que um carro moderno. O modelo tinha uma alavanca em vez de um volante e os dois assentos estavam dispostos um em frente ao outro.

 

O VOLANTE

 

Os primeiros carros tinham alavancas do tipo joystick em vez de um volante tradicional. O Benz Patent Motorwagen de 1886 é um exemplo desse modelo de direção. Apenas em 1894 que alguém concebeu a direção circular como conhecemos hoje. O inventor foi o francês  Alfred Vacheron, que implementou o protótipo do volante em sua “carruagem”, a Panhard et Levassor. A empresa fabricante percebeu a eficácia dessa direção e quatro anos depois já começou a produzir veículos equipados com direção. 

 

A REVOLUÇÃO NO CUSTO DOS CARROS

 

A Ford produziu o primeiro carro com motor a gasolina em 1893. Dez anos depois, a invenção começou a ser produzida em massa, o que levou a uma verdadeira revolução nos custos dos carros. Mais de 15 milhões de unidades foram vendidas entre 1908 e 1927, mas havia algo estranho nisso: eram todas pretas. A explicação de Ford era completamente lógica: os pigmentos pretos eram mais baratos e secavam mais rápido, o que reduzia significativamente o preço final do veículo. 

 

A PRIMEIRA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS NO BRASIL

 

O Ford Modelo T já era um sucesso no exterior, antes da Ford inaugurar a primeira fábrica de automóveis no Brasil, no mês de maio de 1919. Era situada na Rua Florêncio de Abreu, no Centro de São Paulo. A organização produziu o Modelo T, também chamado de Ford “Bigode”, utilizando peças importadas.

 

O SALÃO DO AUTOMÓVEL

 

A primeira edição do Salão do Automóvel foi realizada em São Paulo, em 1960 no Parque do Ibirapuera. O evento contou com a participação de 11 fabricantes e atraiu 400 mil visitantes. Os “pontos turísticos” foram os então lendários VW Fusca,  Simca Chambord,  Aero Wyllis e  Romi-Isetta. O salão começou a ser realizado a cada dois anos em 1962 e só foi transferido ao Anhembi em 1970.

 

OS RETROVISORES NEM SEMPRE EXISTIRAM

 

Hoje em dia, dirigir um carro sem retrovisores é impensável. Poucas pessoas sabem que o francês Alfred Faucher inventou esses espelhos insubstituíveis apenas em 1906. Antes disso, ninguém conseguia ver o trânsito vindo de trás, e a aproximação de outros veículos tinha que ser “intuitiva” contando apenas com os ouvidos. 

 

O RÁDIO E OS AUTOS

 

A maioria das pessoas adora ouvir boa música no carro. Mas essa alegria simples existe apenas porque o americano George Frost decidiu instalar um rádio em seu Ford em 1922. Ele tinha 18 anos e só queria dirigir ao som da música. Cinco anos após a “invenção” de George, a Philadelphia Storage Battery Company começou a produzir os primeiros auto-rádios. Para quem tem mídia no veículo hoje, o rádio pode parecer básico demais, mas naquela época era uma grande inovação.

 

A MULTA MAIS CARA JÁ APLICADA

 

Sabe-se que infringir as regras de trânsito acarreta multas, não é verdade? Agora, você sabe qual foi a multa mais cara de que se tem notícias? Em 2010, um motorista sueco foi multado em 1,08 milhão de francos suíços por excesso de velocidade. Vale complementar que na Suíça a multa é calculada de acordo com o seu patrimônio. Um homem de 37 anos dirigia um Mercedes-Benz SLS a uma velocidade de 290 km/h. O maior permitido? 120km/h!

 

A MAIOR QUILOMETRAGEM COM UM ÚNICO CARRO

 

Por sua vez, a maior quilometragem com um único carro é a que contaremos agora. Irv Gordon possuía um Volvo P1800 S comprado com 0 km em 1966. Esses dois têm muita história para contar. Gordon e seu carro vermelho percorreram juntos 4.862.595 km. Irv veio a falecer no ano de 2018.

 

ALGUMAS CURIOSIDADES RÁPIDAS PARA VOCÊ:

 

  • Os carros consomem mais da metade do petróleo produzido no mundo. 
  • A Ferrari é o modelo menos produzido no mundo: no máximo quatro carros por dia. 
  • Carro mais vendido de todos os tempos: o caminhão da série F da Ford  vendeu cerca de 34 milhões de unidades. 
  • O carro fica na linha de produção em média 24 horas, 10 horas são gastas somente na pintura do veículo. 
  • A Tesla é atualmente a fabricante de carros mais valiosa do mundo, valendo US$ 185 bilhões (cerca de R$ 960 bilhões) em 2020.
  • O Togo tem o menor número de carros na África: dois carros para cada mil habitantes. Já Mônaco tem 899 carros por mil habitantes.

 

CELEBRIDADES E AS MÁQUINAS

 

  • Rowan Atkinson, Sr. Bean bateu seu McLaren F1 duas vezes. Nas duas vezes o carro foi restaurado pela própria McLaren. O sortudo ainda conseguiu vender o supercarro para outro milionário por  12 milhões de dólares. 
  • Um vendedor da GM certa vez vendeu uma  série Monza incomum: o Clodovil. Completava-se com a  assinatura do estilista, político e performer Clodovil Hernandes. 
  • John DeLorean, o homem por trás do DMC-12. O carro, que se tornou um ícone do mundo automotivo graças à trilogia “De Volta para o Futuro”, foi preso por tráfico de drogas. O gênio da General Motors foi lançado, mas a história permaneceu com sua biografia maluca. 
  • O rei do reggae Bob Marley tinha um BMW. O motivo foi uma sigla que incluía o nome de seu grupo: Bob Marley and the Wailers.

 

Gostou deste conteúdo?

Então, deixe um comentário sobre qual a curiosidade que você mais gostou!

 

Se desejar, aproveite para baixar o nosso e-book “Como avaliar o custo-benefício de um automóvel?” e saiba mais sobre o mercado automobilístico!

 

Equipe Cabral Multimarcas

 

Postagens Recentes

Outras Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *