Horário de atendimento: Seg a sex - 8:30h às 19h | Sáb - 8h às 14h

Quanto tempo dura o motor de um automóvel?

Existem vários fatores que influenciam na durabilidade do motor de um automóvel e podem conferir mais segurança na direção; saiba mais com a Cabral Multimarcas!

 

Ser motorista é algo que exige dedicação. É preciso estar atento, cuidar da direção segura e, claro, com a ferramenta principal, que é o automóvel. O elemento mais importante de um é o motor. É o coração do veículo, então você precisa se certificar de que está funcionando e em ótimas condições. 

 

Você já parou para pensar em quanto tempo dura o motor de um automóvel? Sabe como fazê-lo durar mais e ter um desempenho melhor? Pensando nisso, nós, da Cabral Multimarcas, apresentamos o artigo abaixo. Nele, você terá uma visão geral sobre a durabilidade do motor, que é a essência do seu automóvel. Acompanhe conosco e boa leitura!

 

A longevidade motor de um automóvel é aferida em quilômetros percorridos. Essa é uma forma prática de estimar o desgaste, pois envolve muitas variáveis ​​como velocidade e tempo de funcionamento do motor. 

 

Qual é a quilometragem máxima que o motor pode fazer? Na realidade, o motor de um automóvel pode percorrer muito mais do que 200 mil quilômetros. Isso acaba com um velho mito de que não é bom comprar um automóvel usado com tantos quilômetros. Ocorre que o mais importante não é o número do painel, mas o estado em que o motor se encontra. Se você cuidar bem dele, poderá confiar no automóvel por muito tempo! 

 

Uma das maneiras mais eficazes de prolongar a vida útil do motor de um automóvel é a manutenção preventiva. A manutenção preventiva permite que você identifique riscos e faça alterações antes que um problema em potencial ocorra. Além da manutenção preventiva, confira outras dicas para aumentar a durabilidade do motor de um automóvel. 

 

1) Desligue o motor com cuidado 

 

Se o carro for novo e acabou de ser ligado, dirija com firmeza, mantendo baixas rotações e fique fora da estrada até passar os primeiros 1.500 quilômetros. Lembre-se destes três passos: 

 

Preveja as marchas sem exceder 3500 rpm; 

Mudança de velocidade; 

Faça aumentos de progresso. 

 

Resumindo, o motor de um automóvel não quebra sob força! 

 

2) Aqueça o motor 

 

Antes de conduzir o automóvel, deixe o motor aquecer. Essa recomendação é controversa, por isso é melhor fazê-la com moderação em vez de gastar muito tempo com essa rotina. Trinta segundos a dois minutos são suficientes. Depois disso, comece a dirigir de forma constante até atingir a temperatura ideal.

 

3) Troque os filtros 

 

O filtro de óleo do motor deve ser trocado toda vez que o óleo acabar. Já o filtro de ar, quanto mais troca melhor. Estas são peças que contam com um valor acessível, mas afetam significativamente o desempenho do motor. Então, se você economizar nisso, pode amargar prejuízos futuros. 

 

4) Use óleo e combustível de qualidade 

 

Esses são os fluidos que fazem o seu carro funcionar. Você deve escolher com tanto cuidado quanto faz a escolha da água potável. Fluidos suspeitos podem danificar permanentemente o motor e o carro.

 

Quanto ao óleo, não se esqueça de trocá-lo regularmente! Além do mais, se costuma guiar em más condições (por exemplo em trânsito intenso, conduzir em locais com muita poluição, trilhar estradas de terra), um bom truque é evitar as mudanças de óleo.

 

Quanto ao combustível, este faz parte dos ônus mais consideráveis dos motoristas. Logo, pode ser tentador economizar alguns centavos ao encontrar um posto de gasolina com o valor por litro de combustível abaixo da média. 

 

O problema é que, geralmente, há um motivo para o preço mais baixo: a qualidade também é! Isso significa menor desempenho e danos aos componentes internos do automóvel. A melhor política é aceitar o preço da gasolina (ou álcool, diesel) e continuar indo a postos de marcas confiáveis e de qualidade.

 

5) Aposte somente em peças originais 

 

Tenha muito cuidado com os componentes que você usa em seu carro! Peças paralelas (ou seja, fora do padrão) reduzem a vida útil e a eficiência do motor de um automóvel. Esses componentes podem ser baratos agora, mas farão você gastar mais adiante. É o famoso barato que sai caro!

 

6) Evite o excesso de peso  

 

O motor de um automóvel sofre mais quando tem que produzir energia para suportar o peso extra. Portanto, leve apenas o necessário! Aliás, essa dica é boa não só para fazer a manutenção do motor, mas também para deixar o automóvel mais acessível aos que deverão utilizá-lo. 

 

7) Leia o manual do proprietário 

 

Há uma boa razão para os fabricantes de automóveis produzirem um manual. O manual do proprietário contém as informações mais importantes sobre a manutenção do automóvel e do motor.

 

Não se esqueça que cada marca e modelo apresentam diferenças importantes. Portanto, não faz sentido querer aplicar as mesmas regras para todos os carros, não é mesmo?

 

 

Assim sendo, não existe uma resposta única para quanto tempo dura o motor de um automóvel. Você, também a forma como cuida do seu automóvel determinam a durabilidade dele! Cuide bem do motor do seu automóvel para que você possa confiar nele por muito mais tempo!

 

Gostou deste conteúdo?
Então confira o nosso Checklist da Manutenção Preventiva e boa viagem!

 

Equipe Cabral Multimarcas

 

Postagens Recentes

Outras Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *