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Meu carro está consumindo muito combustível, e agora?

O consumo de combustível do seu carro tem referência desde as práticas de direção até peças que não sejam originais de fábrica; saiba mais com a Cabral Multimarcas!

 

É sempre importante verificar o consumo do seu carro, especialmente em épocas de combustível com o valor em ascensão. Então, se você tem pensado “Meu carro está consumindo muito combustível, e agora”, é importante entender quais os fatores que provocam o aumento do consumo para diminuir esse rendimento. 

 

Quantos quilômetros você dirige com a quantidade de combustível no tanque? Qual é o rendimento real do carro? Os carros mais novos possuem computadores de bordo, aparelhos que calculam e mostram ao motorista a distância percorrida junto com a quantidade de combustível no tanque. 

 

Além disso, existem também sistemas eletrônicos que indicam se o estilo de direção favorece ou não o consumo de combustível. Buscando auxiliá-lo nesse sentido, nós, da Cabral Multimarcas, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

 

Calibragem inadequada dos pneus 

 

O motorista deve ficar atento à calibragem diária dos pneus com a pressão recomendada pelo fabricante, que deve ser feita no mínimo a cada 15 dias – ou uma vez por semana se trafegar em estradas em mau estado, cheias de buracos e lombadas. Pneus com pressão 10% abaixo da recomendada pelo fabricante podem aumentar o consumo de combustível em cerca de 6%, dependendo das características do veículo. Afinal, aumenta a resistência ao rolamento 

 

Rodas desalinhadas 

 

Além disso, o desalinhamento das rodas também causa maior resistência ao rolamento dos pneus – e consequentemente maior consumo de combustível. Por isso, deve-se fazer o alinhamento a cada 10 mil km – ou quando o furo aparecer repentinamente. 

 

Filtros de ar 

 

Além dos pneus, alguns itens de manutenção estão diretamente relacionados ao consumo e são entre os primeiros suspeitos quando o consumo de combustível do carro aumenta com a mesma rotina – mesmo motorista, trajeto e horário. O primeiro elemento é o filtro de ar, que pode estar sujo e precisa ser trocado. Nesta situação, o fluxo de ar é reduzido e a central eletrônica compensa injetando mais combustível. 

 

Condução pesada

 

Outro fator que tem grande impacto no consumo é o desempenho do motorista durante a condução do veículo. Por causa disso, pessoas diferentes em uma família com o mesmo carro várias vezes – ou seja, sem  diferenças no estado geral ou na manutenção – podem obter médias muito diferentes. Em geral, um motorista que dirige o veículo com mais suavidade, com acelerações e frenagens progressivas, gasta menos combustível. 

 

Velas e bobinas

 

Velas e cabos de ignição, assim como as bobinas devem ser verificados regularmente. É importante observar que as velas de ignição sofrem desgaste natural e, com o passar do tempo, a peça falha ao gerar a faísca responsável pela queima da mistura ar-combustível. 

 

Por isso, é importante verificar as velas e outros componentes a cada 10 mil quilômetros, substituí-los a cada 50 mil quilômetros ou de acordo com as instruções do fabricante. 

 

Óleo incorreto ou fora do prazo de validade 

 

Lubrificante fora da especificação ou dentro do período de amaciamento também faz o carro beber mais. O óleo é responsável pela lubrificação adequada de todas as partes do conjunto mecânico e por manter o motor  na temperatura certa. Portanto, sempre utilize o produto de acordo com as especificações recomendadas pelo fabricante, desde a origem até a viscosidade. 

 

Fique atento também ao tempo de troca indicado no manual. Ele costuma acontecer a cada 10 mil quilômetros – se  seu carro tem mais de 10 anos de uso, reduza em 25% os intervalos recomendados pela marca. O óleo que fica muito tempo no motor também pode formar borra, que pode levar à decomposição do propelente, além de aumentar o custo. 

 

Sonda lambda 

 

Também conhecido como sensor de oxigênio, o dispositivo tem como principal função  “ler” e monitorar a mistura ar-combustível criada durante a combustão do motor e “notificar” o sistema de injeção eletrônica. Se tiver algum problema, ele envia a informação errada para o hub central, o que faz com que o consumo aumente. 

 

Carro com sobrecarga 

 

Manter o carro com mercadorias e pessoas em excesso também aumenta exponencialmente o consumo. O carro é projetado para que seu peso esteja em condições de rodar e suporte uma determinada capacidade de carga, indicada no manual do proprietário. Qualquer coisa acima dessa capacidade exige mais esforço do motor e, portanto, mais gasolina, etanol ou óleo diesel. 

 

Acessórios não originais 

 

Peças externas não aprovadas pelo fabricante podem impedir o desgaste. Pára-choques, para-lamas, pneus de diferentes tamanhos, molduras do teto e até estofamento atrapalham a aerodinâmica e aumentam o arrasto do carro. Como resultado, o motor produz mais potência e o veículo consome mais. 

 

Falta de manutenção

 

A manutenção regular e preventiva é necessária para que o dispositivo mecânico funcione nas melhores condições e consuma da forma mais eficiente possível. Portanto, siga os prazos de inspeção (geralmente a cada 10 mil quilômetros) e siga as verificações e trocas de peças prescritas no manual do proprietário – principalmente se o carro já ultrapassou o prazo de garantia ou tem mais de cinco anos.

 

É válido ressaltar que algumas práticas podem otimizar o consumo de combustível do seu carro. Continue conosco!

 

  • Mude de marcha na hora certa. Segundo especialistas, a troca de marchas deve ser feita entre 2.000 e 2.500 rpm. Neste ciclo, a pressão no pedal do acelerador é muito menor, então apenas o combustível necessário é enviado ao motor para alimentar as rodas sem acelerar demais ou bater. Com o ar-condicionado ligado, considere mudar entre 2500 e 3000 rpm. 

 

  • E já que o citamos, utilize o ar-condicionado de forma sensata. O sistema de refrigeração é uma questão de comodidade e tornou-se um bem necessário no trânsito das grandes cidades. Ao usá-lo, no entanto, o consumo de combustível é, geralmente, cerca de 10% maior. Portanto, considere usar o ar-condicionado do seu carro com menos frequência durante as estações mais frias. 

 

  • Faça a manutenção do carro sempre que possível. Otimize o seu consumo de combustível fazendo a manutenção regular do seu carro. Filtros de ar, cabos e velas de ignição, freios e até mesmo óleo do motor devem ser verificados e substituídos, sempre que possível.

 

  • As peças do motor devem estar em dia. Um filtro de ar sujo pode afetar o consumo de combustível e o desempenho do veículo. Além de comprometer a integridade de todo o sistema, o óleo do motor com o prazo ultrapassado pode aumentar o consumo. 

 

  • Os freios, quando mal regulados, contribuem para a diminuição da autonomia do carro. Além do mais, uma roda presa com o freio desse jeito pode gerar, além de aquecimento, um peso a mais a ser puxado no seu veículo.

 

  • Selecione o combustível apropriado. Quem já teve um carro flexível se pergunta se vale a pena abastecer com gasolina ou álcool. Um cálculo rápido para isso é bem simples: basta dividir o valor de um litro de álcool pelo valor de um litro de gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, fica mais barato encher com álcool. Se for maior, escolha a gasolina. Porém, vale lembrar que o consumo varia de veículo para veículo. Este cálculo rápido só se aplica a casos em que você tem que tomar uma decisão no momento.

 

É válido complementar que, em alguns casos, trocar o carro por um modelo mais econômico pode ser a solução para melhorar o consumo de combustível.

 

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Equipe Cabral Multimarcas

 

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